Os rodeios, a arena lotada, a força e a coragem dos peões, e os saltos magistrais de valentes touros são os elementos que compõem a série de imagens inéditas com a qual o fotógrafo Herbert Weil abrirá a agenda cultural da segunda edição do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, no próximo mês de julho. Reunidas na exposição “Alma de Peão”, as fotografias mostram o universo do caubói de rodeio na maior e mais tradicional feira agropecuária do Cone Sul de Rondônia.
As 12 fotografias selecionadas para a mostra serão apresentadas em grandes formatos e acompanhadas de versos de locutores de rodeio, como Asa Branca, a maior estrela da história do rodeio nacional, Marco Brasil, entre outros, além de anônimos bastante ouvidos nas arenas de todo o País.
O vernissage da exposição será dia 12 de julho, no Espaço Cultural Marechal Rondon, do Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, com coquetel somente para convidados. A mostra estará aberta à visitação pública a partir do dia 13 e segue até 31 de agosto. As escolas poderão agendar visitas guiadas pelo fone (69) 3316-6153.
O AUTOR
Herbert Weil herdou o gosto pela fotografia do pai, um apreciador da arte, e ainda com a câmara analógica obteve as primeiras experiências. “Apesar de pegar de vez em quando a câmera do meu pai, eu tentava algumas coisas, sempre sofrendo os protestos dele por gastar o filme com “fotos perdidas”. A chegada das máquinas digitais facilitou tudo e passei a experimentar com mais liberdade”, revela o fotógrafo.
Em 2011, já trabalhando como jornalista e levando a fotografia como hobby, Herbert publicava suas imagens nas redes sociais e, a partir daí, começou a receber convites para trabalhos de fotógrafo. Foi quando percebeu que era hora de transformar o passatempo em coisa mais séria e se profissionalizar na área.
Inspirado em trabalhos de grandes mestres das lentes, como Sebastião Salgado, Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, Herbert se interessa pelos estilos artístico e social. Alguns de seus projetos que ganharam destaque são “Passeriformes”, exposição de fotografias em preto e branco de pássaros comuns da cidade, e “Nu Noël Noir”, que expôs por 20 dias no site do projeto, a beleza de oito mulheres comuns, iluminadas por decoração natalina. Na ocasião, a série deu o que falar, com muitos comentários nas redes sociais.
Dessa vez, com a exposição “Alma de Peão”, composta por fotografias do rodeio da Expovil de 2017, o fotógrafo retratou a emoção dos peões que que arriscam a vida em cima do lombo de bois. “Foram milhares de fotos e algumas noites de sacrifício em meio à festa, para conseguir as imagens da exposição, que transmitem o que eu vejo do evento”, descreve Herbert. Esta será a primeira vez que o fotógrafo exibe as imagens publicamente e em especial em uma exposição. “Será interessante ver este trabalho em grande formato. Com certeza, as imagens ganharão ainda mais força”, afirma o fotógrafo que elegeu fotos em preto e branco e coloridas para a compor a mostra.