Na noite da sexta-feira, 19 de julho, o Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena proporcionou um encontro de grandes cozinhas no Jantar do Chef Black ‘Onde o Velho Mundo Encontra a Amazônia’. O evento reuniu os sabores da Europa com os temperos da Amazônia, criando uma fusão gastronômica surpreendente. O advogado Sandro Salonski foi o anfitrião desta noite especial ao lado do chef Will Peters. O evento aconteceu no Espaço Gourmet, do CTC Sicoob Credisul, em Vilhena (RO).
Sandro tem a gastronomia como hobby e gosta de reunir amigos e familiares para desfrutar dos pratos especiais que prepara. Veterano no Sicoob Sabor, esta é a quarta vez que ele participa do Jantar do Chef Black.
“Desde a primeira edição, tenho participado e vivido experiências incríveis. A cada ano, aprendemos mais, confraternizamos e atraímos pessoas que apreciam boa culinária. Com o evento, Vilhena tem visto uma melhora significativa na qualidade do serviço, atendimento e culinária regional. O Sicoob Sabor tem elevado o profissionalismo na gastronomia da nossa região, contribuindo para o desenvolvimento da cidade”, declarou.
Para criar o menu, o chef Will, vice-campeão da terceira temporada do Masterchef, uniu o conhecimento e experiência da gastronomia que adquiriu na Europa com produtos típicos da Amazônia. Pela primeira vez em Vilhena, o que mais o surpreendeu foi a recepção das pessoas. “Embora não tenha tido tempo de explorar a cidade profundamente, é incrível ver o envolvimento do Sicoob no desenvolvimento local. A receptividade e a alegria das pessoas daqui são sensacionais”.
No jantar, os convidados foram recebidos com uma entrada de tostada de roast beef aviado e puxuri ralado, uma combinação da carne macia e bem temperada com a semente nativa da região amazônica.
O primeiro prato principal, camarão rosa com açaí e hoisin, couscous amazônico e ratatouille foi uma explosão de sabores. O açaí ganhou uma nova roupagem combinando perfeitamente com o camarão rosa e o molho hoisin. O couscous amazônico trouxe equilíbrio e riqueza ao prato.
A segunda entrada principal foi entrecôte com manteiga queimada, molho de cebola e tucupi, tucumã e vinho do Porto. O entrecôte foi realçado pela manteiga queimada e o molho de cebola. O toque do tucupi e tucumã, ingredientes típicos da culinária amazônica, juntamente com o vinho do Porto, conferiram um sabor diferente ao prato.
Para encerrar a noite, a sobremesa foi torta basca de queijo, manteiga e cupuaçu. A textura cremosa e o sabor suave do queijo foram complementados pelo cupuaçu, uma fruta amazônica de sabor único. Confira as fotos aqui.