Crianças fazem pintura corporal em bonecos usando referência indígena

27 de julho de 2018

Inspirados na arte e cultura dos primeiros habitantes da nossa região, crianças soltaram a imaginação no domingo, 15/7, e realizaram pintura corporal indígena em bonecos de MDF, na atividade ‘Tem Criança na Praça’ da segunda edição do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena.

Crianças visitam exposição “Expressão Mamaindê” antes de começar ação de pintura corporal em perfis de MDF

Crianças de todas as idades usaram como tinta os pigmentos extraídos das sementes de urucum e jenipapo, de coloração vermelha alaranjada e preta, os mesmos utilizados pelos povos indígenas em suas pinturas corporais.

Antes de colocar a mão na massa, os participantes percorreram a exposição “Expressão Mamaindê”, em cartaz no Espaço Cultural Marechal Rondon, a fim de conhecer a arte dos membros da etnia, bem como de buscar referências nos traços e formas utilizados para então pintar os perfis de MDF.

Participantes durante visita à exposição

Os bonecos serão instalados no Parklet do Centro de Treinamento (CTC) Sicoob Credisul, onde ficarão expostos até o término do festival. Além da pintura corporal indígena, o 2º Sicoob Sabor está com outras atividades para crianças. Confira mais fotos do evento aqui.

Crianças usam pigmentos extraídos do Urucum e jenipapo para fazer arte com referência nas pinturas corporais indígenas