A versatilidade da macaxeira poderá ser comprovada nesta segunda edição do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, com abertura marcada para 10 de julho. Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21, a mandioca foi escolhida também como ingrediente obrigatório para compor o prato principal do menu degustação assinado por cada restaurante participante. O entusiasmo em criar receitas com o produto foi tanta que alguns chefs decidiram usar o produto para preparar também as sobremesas do cardápio do festival. Os comensais que fizerem o roteiro gastronômico vãos se surpreender com a variedade de usos do alimento e de seus derivados.
Com a mandioca na cozinha, o céu é o limite. É possível preparar uma infinidade de receitas, algumas mais conhecidas que outras. Com a massa da mandioca é possível preparar desde pães, pizzas, caldos, à delicadas e saborosas sobremesas, como brigadeiro (sim!), sorvetes, pudins e muito mais. Com os derivados do produto, eleva-se a variedade de pratos que se pode preparar, especialmente com a farinha e a queridinha do mundo fitness, a tapioca.
Nativa do sul da Amazônia, a raiz, também conhecida como aipim, macaxeira ou maniva nas diferentes regiões brasileiras, é reconhecida pelo seu potencial nutritivo. Além de ser rica em carboidrato, a mandioca tem grandes quantidades de fibras, que são essenciais para regular o intestino, para o bom funcionamento do sistema digestivo, para evitar os picos de insulina e para prolongar a saciedade. Ela também oferece vitamina C e minerais como como o potássio, o magnésio e o cálcio.
Rondônia é o 12º produtor nacional da mandioca, liderada pela capital Porto Velho. O seu cultivo representa importante fator na geração de renda para seus produtores, principalmente para a agricultura familiar, que é maioria na produção dessa raiz. O plantio é feito normalmente nos meses de outubro, novembro e dezembro, mas é comum ocorrer também na estação das águas, em janeiro e fevereiro.
Com esse grande currículo, é claro que ela não poderia ficar de fora do cardápio dos restaurantes participantes do festival, com o tema “As Delícias da Macaxeira” e nem da festa de abertura do próprio festival. Os chefs convidados Pedro Bagattoli e Thiago Dal Cortivo vão servir Vaca Atolada à Moda do Sicoob Sabor para as 350 pessoas esperadas para o grande dia da abertura.