Workshop com Jhanne Franco destaca potencial do cacau de RO e traz técnicas do ‘Chocolate Bean to Bar’ no 7º Sicoob Sabor 

5 de julho de 2024

O 7º Sicoob Sabor trouxe uma experiência única no dia 4 de julho com o ‘Workshop de cacau: da amêndoa à barra de chocolate’, conduzido pela chef confeiteira Jhanne Franco. Realizado no espaço Gourmet do CTC Sicoob Credisul, o evento atraiu entusiastas e profissionais da chocolateria, ansiosos para mergulhar no processo artesanal de transformar cacau em deliciosas barras de chocolate. A oficina focou em técnicas avançadas de fabricação de chocolate, abordando desde a temperagem até a inclusão de ingredientes, além do passo a passo para preparar mel e nibs de cacau caramelizados. 

Jhanne Franco, natural de Ouro Preto do Oeste (RO), é uma especialista em chocolateria reconhecida por sua habilidade em criar barras e lascas de chocolate com precisão e criatividade. Seu trabalho destaca-se pela arte na moldagem e desmoldagem, e pela produção de delícias como nibs de cacau caramelizados e drinks inovadores utilizando mel de cacau. 

Durante o workshop, os participantes foram introduzidos ao processo completo de produção do ‘Chocolate Bean to Bar’, uma abordagem que envolve transformar as amêndoas de cacau em chocolate fino e de alta qualidade. Jhanne guiou o público através de cada etapa destacando as técnicas de textura, o sabor e a moldagem. “Usamos sempre um chocolate feito de cacau selecionado, o que garante uma variedade de aromas e sabores. Todos feitos com cacaus premiados de Rondônia.  Temos um chocolate saudável e de alto teor de cacau, sem açúcar, produtos industrializados e gorduras estranhas, todos ingredientes naturais”.  

O público conheceu ainda os métodos de temperagem do chocolate, um processo crucial para obter um acabamento perfeito e crocância, e inclusão, que consiste na aromatização e harmonização com uso de ingredientes naturais e especiarias. Jhanne também demonstrou a técnica de tablagem, que envolve resfriar o chocolate em uma superfície de mármore.  

O workshop não só proporcionou uma imersão no mundo do chocolate artesanal, mas também destacou o potencial do cacau rondoniense, que hoje possui o selo de identificação geográfica e muitas premiações. E ainda evidenciou que, com conhecimento e criatividade, é possível transformar uma simples amêndoa de cacau em uma verdadeira obra de arte culinária. “Foi muito gratificante, falar sobre cacau e trazer novidades. O Sicoob Sabor é um festival muito importante para isso, que valoriza a cultura, a gastronomia e principalmente os produtores”, enfatizou Jhanne. 

O Sicoob Sabor acontece até 23 de julho e está com diversas atividades culturais e gastronômica para toda a família.  Confira a programação completa no aplicativo Sicoob Sabor ou no site www.sicoobsabor.com.br.