Júnior Marinho ensina técnica de defumação de peixe no Sicoob Sabor

28 de julho de 2022

O chef Júnior Marinho comandou a aula-show realizada na quarta-feira, 27 de julho, no 5º Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, ensinando uma técnica especial de defumação de peixes.  Ele preparou a releitura de um prato que comia na infância, trazendo influências das cozinhas espanhola e portuguesa.

O público acompanhou a produção de um pirarucu defumado, com ajo blanco e legumes, além de experimentar a croqueta também de pirarucu defumado com banana-da-terra de entrada. Júnior explicou que o prato é extremamente afetivo e busca valorizar a cozinha brasileira, em especial a amazonense.

 

O chef também deu dicas de improvisação, detalhou o passo a passo para a construção do prato e explicou sua origem. “Essa é uma receita que eu comia em casa. Poder fazer isso hoje com o uso de técnicas da cozinha internacional é muito gratificante. A receita traz ingredientes incríveis, muito brasileiros, por isso a escolhi. No restaurante, eu e minha equipe, fazemos releituras de pratos que são da nossa infância e vivência. Pensamos sempre o que podemos trazer de novo”.

Durante a aula, o chef contou sobre sua trajetória na gastronomia, as principais influências culinárias, o convite para participar da segunda edição no reality Mestre do Sabor da Rede Globo, ao qual foi finalista, e a realização do sonho de ter um restaurante.

Participando pela primeira vez de uma aula-show do festival, Lysania Ferreira dos Santos, contou que ficou encantada com o chef e as técnicas do preparo do prato. “Superou minhas expectativas. Estou maravilhada e acho que vou conseguir reproduzir a receita em casa. Gostei muito da escolha dos produtos, pois são acessíveis e encontramos facilmente aqui. Achei o chef muito carismático e didático ao apresentar suas técnicas. Adorei o procedimento de defumação no forno, foi uma novidade para mim”.

MAIS SOBRE O CHEF

Júnior Marinho é chef do Juá, renomado restaurante goiano que reúne influências das cozinhas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Natural do Acre, o filho de nordestinos desde muito cedo se interessou pela gastronomia brasileira ao acompanhar o preparo de vários pratos típicos e afetivos na cozinha de casa. Em sua trajetória profissional atuou ao lado de Ian Baiocchi, Helena Rizzo e Rafael Costa e Silva.