Com o tema “Ancestralidade”, o Sicoob Sabor convidou uma representante dos povos indígenas para comandar uma das aulas-show da temporada, amanhã, dia 22 de julho, às 19h. Kalymaracaya é Terena, do Mato Grosso do Sul, e é a primeira chef de cozinha indígena do Brasil, com participação em festivais nacionais e internacionais. No encontro de amanhã, o público vai conhecer as técnicas utilizadas na preparação dos alimentos, um pouco da cultura, costumes e lendas de sua etnia, e sua atuação no meio gastronômico.
Natural da aldeia Bananal, no Mato Grosso do Sul, desde os quatro anos a chef acompanhava a avó no preparo da alimentação. Na adolescência, Kaly se mudou com os pais para Campo Grande (MS), local em passou a ter um maior contato com programas culinários e assim descobriu sua paixão pela gastronomia.
Anos depois, se formou em Turismo e Gastronomia, e se especializou em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira. Em 2014, a chef passou a atuar no Slow Food Convivium Campo Grande (MS), principal movimento da cozinha tradicional, antiga e caseira. Desde então, a gastronomia lhe abriu muitas portas, como a participação em eventos de diversas cidades do país e do exterior, todos realizados a caráter, com cocar e pinturas típicas de sua etnia.
Em junho de 2021, Kaly participou como jurada de um episódio do reality culinário MasterChef, exibido pela TV Band. Como pratos típicos da comunidade, apresentou o Hî Hî (bolinho de mandioca enrolado na folha de bananeira) e Lapape (feito com massa de mandioca e peixe assado), inclusive este último fará parte do cardápio da aula-show do 5º Sicoob Sabor.
Já deu vontade, não é? Então faça sua reserva através do telefone (69) 3316-6153. A entrada é um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas. Como nos anos anteriores a procura é grande, então corra e garanta já o seu. Confira programação completa no site https://sicoobsabor.com.br/.