Os sabores e a cultura de Vilhena

 

O Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena nasceu baseado na experiência positiva de centenas de festivais que ocorrem no País e no mundo, como forma de estimular a atividade gastronômica, de valorizar os ingredientes culinários regionais, de incrementar a venda dos restaurantes e incentivar o hábito das pessoas de frequentar restaurantes. Reunindo a fome com a vontade de comer, o Sicoob Sabor se propõe também a resgatar a grande diversidade das manifestações culturais do Cone Sul do Rondônia e dar gás ao turismo do município de Vilhena. Afinal de contas, gastronomia, cultura e turismo são setores amalgamados. Um não expande sem o outro.

A primeira edição aconteceu em julho de 2017. Patrocinado pela cooperativa de crédito Sicoob Credisul e desenvolvido pelo seu setor de Marketing e Comunicação, o festival obteve a adesão imediata de várias instituições, como Sebrae, Senac, Fecomércio-RO e Aciv, e de micro e pequenas empresas do setor turístico nos segmentos de hotéis, restaurantes e bares da cidade e de empreendedores culturais e artísticos. O festival gastronômico era um antigo sonho de todos da comunidade.

A programação ocorre em duas grandes frentes. A primeira, é o roteiro gastronômico em mais de uma dezena de estabelecimentos. Cafeterias e restaurantes participantes criam um menu de degustação especialmente para o evento e concorrem ao Prato do Ano. São eleitos os três mais votados pelo público e por um júri técnico, no site www.sicoobsabor.com.br.

Paralelamente, uma extensa programação gastronômica e cultural é oferecida no Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, com dois auditórios, e espaços cultural e gourmet, onde acontecem os workshops, capacitações, aula-shows com chefs convidados, oficinas, palestras, teatro, cinema ao ar livre, exposições de arte, apresentações musicais, etc.

Confira aqui a programação completa de 2018.


Regulamento completo do festival